Ilha do Mel

Ilha do Mel

mapa-ilha.jpg
Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná.

A Ilha do Mel é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná.

Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. A ilha, fazendo parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um restrito programa de manejo.

Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes.

A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas.

Farol das Conchas

farol-das-conchas-2.jpg
Para modernizar a navegação comercial brasileira o Imperador D. Pedro II ordenou, em 1870, o início das obras, realizadas por uma empresa inglesa sob a supervisão do engenheiro Zózimo Barroso.

Os materiais foram importados da Escócia, país que detinha, na época, a tecnologia mais avançada no ramo. Inaugurado em 1º de abril de 1872 e localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

fortaleza-nossa-senhora-dos-prazeres.jpg
Único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras. É o chamado ?Labirinto dos Canhões?.

Há também um mirante, com uma vista panorâmica. Chega-se até lá por trilha no morro.

Gruta das Encantadas

morro-da-gruta.jpg
Situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. O morro da Gruta, formado por um tipo de rocha chamado migmatito é dividido por um veio de rocha negra, o diabásio. A Gruta se formou pela ação do mar sobre o diabásio, menos resistente que o migmatito. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.

Istmo

istimo.jpg
Located in Nova Brasília, the Isthmus or Passa-Passa (as it is known by locals), is the narrowest part of the Honey Island and has undergone a process of erosion since 1930, but today, water no longer crosses more than One side to the other, as happened in 1995.

The width today reaches 30 meters and only in the great hangovers of the sea the water crosses.